Quem nunca chegou a tal ponto que achou que enlouqueceria? Mas enlouquecer porque? Todo mundo tem um pouco de louco dentro de si.Muitas vezes escondemos ela dentro de armaduras que não permitem mostrar quem realmente somos, o que realmente pensamos. Antes que eu enlouqueça, mando um pouco da minha insanidade escondida dentro de minha armadura!

segunda-feira, 26 de março de 2007

Pra que servem os amigos mesmo?


É perigoso falar de amigos, agente sempre pode cair naquela mesmice cansativa de fotolog de guria. Ainda ontem deitado na cama enquanto fazia numa folha de papel um joguinho de futebol que há muito não fazia. Comecei a me lembrar dos joguinhos de criança que fazia quando era menor. Aquelas coisas que agente se pergunta como era capaz de fazer, mas quando ta junto dos amigos nem percebe.

A maioria dos meus amigos conheci quando não era mais tão criança. Alguns eu ainda estou fazendo. Meus amigos de infância na verdade nem sei o que fazem da vida. Mas os meus amigos que fiz já crescido, tento acompanhar todo dia. Infelizmente não consigo. Por mais que eu me esforce não há Internet que resolva essa distância. Quantas vezes nos dias de tristeza tudo que eu queria é ter só algum daqueles antigos amigos pra conversar. Tenho que me contentar com o espaço que conquistei com os recentes ou com as impetuosas folhas de papel, que brancas olham pra mim, provando mais uma vez que eu estou sozinho. O que faz parte do meu crescimento.

Mas, pra que servem os amigos mesmo? Tento cada dia descobrir pra que eles estão ali. Talvez seja pra num domingo à noite, quando todo o teu quarto parece grande de mais, a rua parece fria, mesmo fazendo um calor insuportável, possa pegar o telefone e simplesmente ligar. Pra dizer que não estar bem, começar a conversa falando dos problemas e terminar contando piadas, como sempre foi.

Não sei, tento descobrir ainda. Talvez eles estejam ali só pra dizer chorando tudo aquilo que nem sempre tem coragem. E dizer que está chorando. Sem se preocupar com o que eu vá achar. Até mesmo porque, provavelmente não conseguiria não chorar também. E no outro dia dizer de um jeito tão verdadeiro que vai estar do teu lado que até sente proteção daquele que a vida inteira me senti meio que um irmão mais velho.

O que são amigos verdadeiros? Não sei. E cada vez mais fica difícil acreditar naquilo que eu sempre acreditei. Talvez amigo verdadeiro seja aquele que passa um ano inteiro brigado contigo, sem se falar, por um motivo que talvez hoje os dois não se lembrem. E depois de um ano, quando tu mais precisa, e por orgulho, besta ou não, mas um orgulho que te possui que nem sabe porque ele está ali, não vai falar com ele, este vem até ti, simplesmente se abraçam, tomam outra cerveja, como as que antigamente eram tão festejadas, esta mais, e segue, como se nada tivesse acontece, mesmo com uma lacuna de um ano, preenchida em um depoimento.

Essa busca, não sei se só minha, mas uma busca pra saber afinal pra que servem os amigos, parece até tolice quando dita depois de tudo isso. Mas quantas vezes se perde amigos, se ganha amigos, que vão e que nunca mais voltam, que chegam e que nunca mais vão. Meus amigos sabem que dificilmente eu vá me lembra onde começou nossa amizade. Sabem que um dia talvez não tenha gostado da cara, e tenha jurado ódio aqueles que hoje são as pessoas que eu mais posso contar.

Eu não sei, definitivamente, se eles servem pra jogar bola, pra ir pra festa ou para apenas tocar junto. Sinto que talvez eu precise aprender muito, com eles, com os novos amigos, com os velhos, com os de sempre, quem realmente quiser estar junto, na alegria e na tristeza, na saúde ou na doença. Cada exemplo de falsidade que eu encontro pelo mundo, eu encontro neles um exemplo de amizade. Não sei se consegui tirar minha dúvida ou colocar mais duvida na tua cabeça, mas também não estou aqui pra resolver o problema de ninguém, então...

Um comentário:

Luisa Athaides disse...

pode parecer loucura.. loucura ?
ahh, ninguem eh normal mesmo..
mas a loucura que me refiro eh a seguinte: depois de ler todo teu perfil li todos os teus post..

tah. era isso.
beijo grandão