Quem nunca chegou a tal ponto que achou que enlouqueceria? Mas enlouquecer porque? Todo mundo tem um pouco de louco dentro de si.Muitas vezes escondemos ela dentro de armaduras que não permitem mostrar quem realmente somos, o que realmente pensamos. Antes que eu enlouqueça, mando um pouco da minha insanidade escondida dentro de minha armadura!

terça-feira, 22 de maio de 2007

As horas de sono que perdi


Após um longo domingo de leituras, o cansaço parecia ser o convite para uma noite interminável de sono. Parecia. Isso nunca aconteceu com você? Como toda noite, quase religiosamente, 11 da noite, arrumei a cama, liguei o rádio baixinho para não incomodar o quarto do lado. Um bocejo, um espregüiçada, o vento que sacodia as árvores eram um convite para a minha cama quente. Graças a Deus tenho uma cama quente. Hora de dormir. Parecia.

Não durou muito a tentativa. Uma música no rádio cantava exatamente o que eu pensara o domingo todo. Essa foi a hora em que meu sono foi condenado. Comecei a pensar em todas as minhas aspirações futuras. Comecei a pensar nas contas a pagar. Comecei a pensar que estava ficando velho de mais com tantas preocupações. Fiquei pensando. E nesse pensamento o domingo virou ontem.

O dia terminou. O sono também. Minhas preocupações não. Pensei se tudo que eu estava fazendo não era loucura de mais pra quem já tem tanta coisa pra se preocupar. Pensei em desistir. Nunca. Isso nunca. O travesseiro, que já percorrera toda extensão da cabeceira, parecia quente de tanto que eu penava. A cama e os cobertores quentes, já não aqueciam, sufocavam. Parecia briga. Eu contra eles, os pensamentos contra o sono.

Muitas vezes, a noite é capaz de nos tornar filósofos ou engenheiros. Arquitetei dezenas de planos infalíveis que iam derrubando ao outro e que eram todos derrubados por uma filosofia de colchão que num misto de moralismo com cetismo ou era dogmatismo com liberalismo? Eram todas. Eram tudo isso. E as preocupações aumentando. Os medos e os anseios são como as músicas que tocavam no rádio. Eles vem e ficam por algum tempo martelando a cabeça e repentinamente são trocados por outros maiores. Acho que descobri até a cura da dor nessa insônia.

Passaram horas, passou a noite, passou a hora de dormir. Acordei de um sono que eu mal dormi. Agora não adianta, o dia te chama. O dia me chamou. O despertador tocou. A primeira coisa que pensei foi que a poesia das manhãs está sempre perto do nosso olfato, mas a visão insiste em querer saber mais, mesmo longe, eu sinto o perfume da manhã bem perto de mim. Pronto. Missão cumprida. Eu com sono e o dia impetulante me chamando. Se o sono atrapalhou? Um pouco. Mas as horas de sono que perdi valeram muito mais. Boa Noite!

Nenhum comentário: